Jovens Vicentinos

Quem somos?

O grupo vicentino da Paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica é um grupo de trabalho, de voluntariado social e índole religiosa, que dedica parte do seu tempo na ajuda do próximo. Este grupo teve início em 14.04.2013, sob a orientação do Pároco, Sr. Padre João Santos. Actualmente é constituído por douze  pessoas, de faixas etárias diferentes existindo, em  todos,  vontade  e alegria de colaborar na grande Missão da Caridade.

A Conferência está aberta a quantos desejem viver a sua fé no amor e serviço aos irmãos. O serviço fraterno constitui, paralelamente à celebração da fé, uma dimensão fundamental da vivência humana enraizada em Cristo.  Jesus disse: "Eu vos garanto: todas as vezes que fizestes isto a um dos menores dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes" (Mateus 25,40). O amor ao próximo, com todas as suas exigências e consequências é a melhor prova de amor a Deus. Cristo identifica-se com os pobres, os aflitos, os marginalizados, os doentes. Assim, amar os irmãos é uma forma importante de seguir Jesus Cristo.

Como vicentinos estamos em contínua aprendizagem, na medida em que procuramos desenvolver a nossa atitude cristã. As relações inter-grupos e as relações com as pessoas que por nós são assistidas, são importantes no crescimento espiritual dos elementos do grupo. A sabedoria da vida é algo que está em constante crescimento, mas para isso é preciso estarmos abertos a receber os ensinamentos que a vida nos proporciona.

O que fazemos?

A missão dos vicentinos insere-se na pastoral sócio-caritativa e, a assistência prestada a crentes e não crentes, é movida por um espírito cristão. As nossas acções são obra do Espírito Santo que nos inspira e fortalece na oração. Procuramos passar a mensagem de fé, esperança e confiança no amor misericordioso de Deus. O Papa Bento XVI, falando de gestos de partilha e de amor, convida-nos à oração e ao compromisso de ajuda fraterna. A nossa actividade desenvolve-se de forma concertada com o Centro Social Paroquial e outros grupos da Paróquia.

Campo de acção

- Visita domiciliária a carenciados e acompanhamento de idosos.
- Distribuição de alimentos,  roupas, calçado, brinquedos e livros.
- Pequenas ajudas monetárias para medicamentos, despesas domésticas e outras.

- Distribuição de sopa, pão e fruta a pessoas carenciadas de dois em dois meses.

- Ajudamos a fazero IRS de cada ano.

- Podemos ajudar a nível jurídico, temos parcerias com outras associações.

- Realização de eventos em colaboração com o Centro Social, destinados a proporcionar momentos de alegria, de espiritualidade e de convívio, a séniores e a pessoas portadoras de deficiência.

- Realização e entrega de cabazes de natal às familias carenciadas.

- Servir o almoço a idosos com mais 75 anos na nossa paróquia, no 4º domingo da Quaresma.

TEMOS EM NÓS A  MARAVILHOSA E A IMENSA ALEGRIA DE SERVIR